As orquídeas e bromélias são plantas exóticas que conquistaram crescente interesse entre entusiastas em diversos países.
Os Encantos Visuais dasCattleyas
Entre as flores mais admiradas, as orquídeas são notáveis por seu vasto leque de variedades abrangendo uma quantidade enorme de exemplares.
confira aqui
Comumente descobertas em ambientes úmidos e sombreados, as orquídeas desenvolveram sistemas especializados de desenvolvimento em variados ambientes.
Explorando a Diversidade das Guzmanias
Os tipos de bromélias são classificados na categoria biológica Bromeliaceae e têm sua principal origem das Américas.
Exibindo configurações especiais, várias bromélias desenvolvem uma cavidade coletora para coletar líquidos. Este mecanismo proporciona a sobrevivência em períodos de estiagem.
Como Cultivar Corretamente Orquídeas e Bromélias
Luminosidade Ideal
Geralmente, as orquídeas se desenvolvem melhor com luz indireta brilhante. Diferentemente, os exemplares de bromélias ajustam-se facilmente a variadas condições luminosas, segundo a classificação botânica.
Rega e Umidade
A irrigação excessiva representa um grande problema no cultivo de Orchidaceae. É aconselhável irrigar unicamente quando o material de plantio não estiver úmido.
Nas variedades que desenvolvem acúmulo de água, deve-se conservar alguma água nesta formação renovando-a regularmente para prevenir a reprodução de insetos.
Substrato e Nutrição
A saúde das orquídeas é mantida em materiais especialmente formulados que proporcionam boa drenagem.
Composições que incluem partículas de cascas processadas, substância adsorvente junto com componentes arejados apresentam-se adequados.
A manutenção desta família é factível em diversos substratos, como compostos para epífitas, húmus com baixa densidade ou inclusive presas a pedaços de madeira.
Desafios Frequentes e Resoluções
Infestações e Patologias
Cochonilhas, ácaros e pulgões aparecem regularmente durante o desenvolvimento destes exemplares.
As estratégias de proteção consideram movimentação atmosférica, balancear a água disponível e verificar consistentemente os vegetais.
Obstáculos para a Florada
Quando o florescimento não ocorre, certifique-se de que têm acesso a condições ideais de brilho. Diferentes tipos exigem de variação térmica entre dia e noite para induzir a produção de flores.
O florescimento destas plantas tipicamente ocorre apenas uma vez durante seu ciclo de vida, todavia originam novos indivíduos que possibilitam multiplicação depois do ciclo reprodutivo.
Qualidades Associadas às Estas Plantas Exóticas
Superando a questão visual, estas plantas especiais concedem ganhos para o ambiente interno.
Certos tipos auxiliam para a limpeza do ambiente, diminuindo a presença de químicos danosos e elevando os níveis hídricos no ar.
A prática de reunir espécimes tão particulares da mesma forma concede ganhos para a saúde mental, aliviando tensões e desenvolvendo afinidade com o reino vegetal.
Começando a Cultivar Vegetais Ornamentais Distintos
Aos novatos, recomenda-se começar por tipos mais adaptáveis.
Espécies como as falenópsis e plantas aéreas da família Bromeliaceae figuram como possibilidades apropriadas para jardineiros de primeira viagem.
Consulte instruções com especialistas botânicos e comunidades online para incrementar sua perícia sobre estes extraordinários exemplares.